A Evolução dos Voluntariados Olímpicos e o Conceito

Por: Nayara Gomes


Primeiro grupo de voluntários Olímpico: o exercito e os escoteiros.

Desde os jogos em 1912 (jogos de Estocolmo),os escoteiros auxiliavam nas tarefas de entrega de mensagens,manutenção de ordem e segurança,auxílio do público e outras funções como carregadores de bandeira ou equipamentos. A participação dos escoteiros aumentava a cada ano nos Jogos antes da Segunda Guerra Mundial (Antuérpia 1920, Paris 1924 e Amsterdam 1928). Nos Jogos de Berlim em 1936 os escoteiros foram trocados pelo Movimento da Juventude Nazista e logo após houve um movimento para dispersar a participação dos escoteiros nas edições seguintes. Esse movimento não foi a frente no pós guerra, garantindo assim a ação dos escoteiros nos Jogos de Helsinki 1952. E nesta edição dos Jogos foi feita a primeira menção ao trabalho voluntário das mulheres.

O exército também participou mantendo um grande papel voluntária nas primeiras edições dos Jogos, sua primeira menção nos Jogos de Inverno foi em Cortina d’Ampezzo 1956 com destaque ao apoio logístico das cerimônias e preparação dos eventos. Na década de 60 ainda tinha forte ligação com o exercito e as funções eram mais ligadas às atividades atuais dos voluntários: preparação e manutenção dos locais de competição, transporte dos organizadores, transportes de equipamento, auxílio nas cerimônias e ajuda de backstage. A segurança era a principal função deste grupo em Jogos Olímpicos e atuaram em diversos protestos políticos que aconteceram nas edições de 1968, 1972, 1980, 1984 e 1988.

Nos anos 50 e 60(Pós guerra), novas funções surgiram para os voluntariados e passaram a ser integradas ao Comitê organizador,o COI e os voluntários passaram a trabalhar lado-a-lado com assalariados tanto. Em algumas edições houve pagamento em dinheiro para os voluntários, em Helsinque 1952 federações de jovens voluntários auxiliaram na organização dos Jogos. Eles tinham de 11 a 50 anos de idade e receberam um valor, que foi dividido entre os voluntários.

Com o passar dos anos a presença de voluntários que não eram ligados a nenhuma instituição aumentava. A olimpíada californiana marcou um momento chave na história do voluntariado Olímpico, em termos do número de voluntários e de tarefas executadas por eles, a motivação era mais materialista e econômica do que em outros jogos, como Sarajevo e Lake Placid.

Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão Los Angeles 1984.
Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão Los Angeles 1984.

O fenômeno do voluntariado surgiu mesmo em 1992 nos Jogos de Barcelona e Albertville. O número de participantes, atletas e pessoas da mídia subiram, e neste novo cenário o papel do voluntário também adquiriu novas dimensões.

De acordo com o COI, os números de voluntários só aumentaram após 1992. A complexidade do evento aumentou e consequentemente a necessidade por voluntários hoje é normalizada em 45.000 para a realização de uma edição dos Jogos Olímpicos de Verão. Já os jogos olímpicos de inverno por ser um evento compacto tende a variar seu número de voluntários. Um destaque é o número de 70.000 voluntários nos Jogos Olímpicos de Beijing em 2008 e mais 30.000 nos Jogos Paraolímpicos, totalizando 100.000 voluntários.

Gráfico com número de voluntários em cada edição de Jogos Olímpicos, segundo dados do COI.
Gráfico com número de voluntários em cada edição de Jogos Olímpicos, segundo dados do COI.

O Voluntariado tem um conceito bem definido desde suas primeiras aparições nos jogos olímpicos que é:
-compromisso voluntário: que é individual, o compromisso não obriga.
– Altruísmo: a falta de recompensa monetária, motivação sem fins lucrativos
– Contribuição social: a tarefa contribui de alguma forma para a sociedade, é socialmente útil.
Ou seja, ser um voluntário envolve um compromisso de agir com base em uma decisão livre e pessoal que é motivada por princípios de solidariedade e altruísmo. No entanto, esta decisão é pessoal e o trabalho voluntário é uma manifestação de solidariedade que só nos faz crescer.

Deixe um comentário