Primeiros Voluntários nas Olimpíadas

Por: Matheus de Albuquerque e Érika da Silva


Os voluntários olímpicos surgiram a muitos anos atrás, mas sem a oficialização que existe hoje em dia. Da olimpíada de Atenas (1896) até a Olimpíada de Londres (1908) Os voluntários não apareciam oficialmente. Mas naquela época já havia a motivação altruísta daqueles que eram considerados essenciais na organização dos jogos mesmo seu trabalho sendo não remunerado.
Nos jogos de Estocolmo (1912) teve além da contribuição do exército, que já havia desempenhado a função de “voluntários” em outros jogos, também teve a ajuda dos escoteiros nesse papel de voluntario. O trabalho escoteiro depois foi avançou mais do que tarefas de organização dos jogos, Os escoteiros teriam vindo a fazer uma reunião internacional a cada 4 anos, mesmo período de tempo entre cada torneio Olímpico. Nos jogos de Berlim, os escoteiros foram substituídos por membros do movimento Juvenil do Movimento nazista, que durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a Segunda Guerra, o movimento dos escoteiros voltou a desempenhar esse trabalho voluntário em Helsinque (1952). Depois, o movimento voluntario cresceu, em Melbourne (1956) o movimento dos escoteiros teve um papel mais importante. As organizações de juventude foram compostas por três blocos: os escoteiros, as guias das meninas e os membros do corpo do treinamento do ar. Todos eles trabalharam numa base voluntária e realizada uma variedade de funções diferentes. No caso dos batedores, mais de 3.500 membros participaram de novembro de 1955, em troca de que eles só receberam refeições.

Um escoteiro voluntário é atendido durante a abertura dos Jogos de Londres em 1948.
Um escoteiro voluntário é atendido durante a abertura dos Jogos de Londres em 1948.

 

O início do voluntariado oficial foi em Lake Placid (1980). Foi o ponto de início de todo esse movimento que vemos hoje em dia. Foi a primeira olimpíada onde realmente existiram voluntários, 6.700 pessoas de diversas idades e com diversos empregos, uniram forças para ajudar em diversas tarefas sem nenhuma remuneração. Eles receberam alguns auxílios como: certificado oficial, alojamento, uniforme, mas o que foi mais importante foi o sentimento de ser importante na organização dos jogos Olímpicos.

Após os jogos de Lake Placid, o voluntariado olímpico só cresceu e se consolidou oficialmente nas olimpíadas de Barcelona (1992), tendo crescido de 6.700 para 34.548 voluntários. Foi nessa Olímpiada que o voluntariado foi considerado uma parte importante e significativa nas olímpiadas. Sua dedicação, seu altruísmo e sua força para fazer diversos tipos de trabalho sem nenhuma remuneração, apenas pelo prazer de ajudar é o que deixa a marca dos voluntários cada vez maiores.

Deixe um comentário